contato@arteevida.org.br

(43) 3046-0701

99837-6434

Centro Cultural Arte e Vida

VIDA É ARTE

Diante das premissas que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei 8.069 de 1990 – Artigo 4, onde: "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos diretos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”  iniciou-se um trabalho artístico-cultural a nível de bairro, na zona sul de Arapongas, em 23 de outubro de 2004.

Ainda sem personalidade jurídica os primeiros passos da Arte & Vida, como assim fora denominada logo de início, contou com o apoio jurídico e administrativo da parceria existente  com a ONG AMATUR, que na época era sediada na cidade de Apucarana - PR. 

Percebida a importância e relevância do projeto para a comunidade local de Arapongas, a diretoria da ONG AMATUR decidiu por mudar a sede da associação de Apucarana para a cidade de Arapongas.

Em 14 de dezembro de 2005 reuniram-se um grupo de pessoas comprometidas com a sociedade araponguense e fundaram a Arte & Vida, que na época se chamava Associação Espaço Cultural Arte & Vida - ECAEV.

A sede da Entidade permaneceu na zona sul por vários anos. Eram utilizados os espaços comunitários disponíveis naquela época como a quadra poliesportiva da Escola Municipal Dra. Maria Hercila H. Stavinski, o salão comunitário paroquial e até mesmo a sala multiuso da Unidade Básica de Saúde Antonio J. Marques.

Devido a grande procura da comunidade da zona sul pelas oficinas ofertadas e ao atendimento que a cada dia se configurava ainda mais essencial, percebeu-se a necessidade da ampliação do espaço físico de atendimento. Naquela região não haveria o espaço desejado. Optou-se então por um imóvel alugado, localizado próximo ao centro da cidade, na vila São João, onde está instalada a sede da Arte & Vida até a presente data. Vale ressaltar que hoje o atendimento se dá com abrangência a nível municipal.

Nosso Fundador:

Marcelo Emygdio Santos
Biomédico, cursando Pós Gradução em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Produtor Cultural.

Falar sobre a Arte & Vida para mim é contagiante! A Entidade nasceu da minha "ida" como servidor público na UBS Dr. Antônio J. Marques, localizada na zona sul de Arapongas – PR, não podendo esquecer e não menos importante da moção que tive no Hallel de Londrina 2004, ao ouvir uma palestra da musicoterapeuta e cantora católica Ziza Fernandes.
Com esta inspiração em "fazer" algo para o próximo e a carência da região sul em projetos sociais na época e até os dias de hoje, "nasceu" a Arte & Vida.
De inicio não tinha a mínima ideia de como se dava o desenvolvimento administrativo de uma associação [ONG], mais com o tempo as dificuldades vencidas foram me ensinando. A cada passo uma nova esperança de que seria um dia melhor, um ano melhor, uma época melhor, e assim hoje fazem 10 anos que iniciamos eu e mais um grupo de pessoas este trabalho arduo, porém muito gratificador.
Ao ver no sorriso de uma criança, de um adolescente, ou de um jovem seu desempenho alcançado quer seja no tatamete, ao centro ou na barra, nas cambalhotas, nas técnicas de defesa pessoal, ao som emitido pelos instrumentos, surge uma força inexplicável que me faz continuar e teimar, e continuar e continuar...
Muitas pessoas conviveram ao longo desses anos com as angústias, com as decepções, com a escassez de recursos [realidade até os dias atuais] com as conquistas e com as vitórias. Agradeço a todos imensamente! Aos diretores, ex­presidentes, colaboradores, professores, estagiários, instrutores, monitores, parceiros. Muito obrigado!
Como sempre enfatiza o companheiro de luta social o Sr. Mauro Lúcio Viana, ... a vida de uma Entidade começa após os seus 10 anos de existência... e não é que eu preciso concordar com ele???? [risos].
Muitas dificuldades ainda existem para serem superadas, muita luta para continuar, muito trabalho a serem realizados e muitos sonhos para serem alcançados [a construção da sede] é um deles. Que possamos em nossas ações enxergar a luz do Senhor, mais de Tí, menos de mim!

Alguns Depoimentos:

Conselho de Administração:

Rogerio Aparecido Fagundes

Presidente

Izabelle Favero

Vice presidente

Ulisses Victor Dias

Secretário

José Luiz Pereira

Conselho fiscal

Colaboradores:

Maria do Carmo Vieira

Assessoria de Imprensa

Claudemir Trevisan

Pedagogo

Gabriela Rocha

Assistente Social

Marcelo Emygdio Santos

Diretor Geral

Parcerias:

To Top ↑