Arte & Vida

promovendo vida através da arte!

       O CENTRO DE CONVIVÊNCIA ARTE & VIDA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Nosso objetivo é contribuir para a inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades culturais, lúdicas, esportiva e ações complementares à educação escolar formal constituindo assim, um espaço de convivência e de desenvolvimento do protagonismo e autonomia de nossos beneficiários, a partir dos interesses, demandas e potencialidades, dos mesmos, respeitando cada faixa etária.

Missão

“Nossa missão através de um solo colaborativo e de agentes de transformação é reduzir as desigualdades sociais, utilizando-se da arte, da cultura o aprender e do esporte, como ferramentas de transformação social para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.”

vISÃO

“Ser referência enquanto organização da sociedade civil na difusão da cultura, arte e esporte, revelar novos agentes sociais, educacionais, músicos atletas por meio de conteúdos e experiências levando ao impacto social.”

vALORES

“Excelência, transformação, inclusão, mudança, respeito e compromisso”

Linha do tempo

Desde a nossa fundação a arte e a cultura tornaram-se o pilar de sustentação de nossas ações, por entendermos e vivenciarmos de fato que a transformação do ser humano acontece efetivamente, no entrelaço da arte e do aprendizado adquirido ao longo do tempo.

2001
Nossas atividades iniciaram-se na Escola Municipal Dra. Maria Hercília Stavinski, na zona sul de Arapongas, apenas aos finais de semana.
2001
2005
Percebendo a relevância das atividades para a comunidade, um grupo de pessoas comprometidas fundou a Arte & Vida em 14/12/2005. Nesta etapa, além da Escola, as oficinas e atendimentos eram realizados nas sede da Rua Formigueiro Estrelado e da Rua Fruxu Serrano.
2005
2006
A Companhia Arte & Vida de Teatro “Flor de Chita”, integrou a programação oficial do Festival Internacional de Londrina, o FILO, com a peça intitulada: “Cápsulas do Tempo”, protagonizada por atrizes da Melhor Idade, que também puderam levar a sua arte em forma de caixas de memórias, para a cidade de Curitiba. Recebemos a Caravana Arco Iris, do México, que esteve no Brasil, por articulação do então Ministério da Cultura. Foram realizadas oficinas itinerantes de circo, música e teatro para alunos das Escolas Municipais e para as famílias do Assentamento Dorcelina Folador.
2006
2008
Diante da procura pelas oficinas houve a necessidade da ampliação de espaço físico. Como na zona sul não existia imóvel com essa característica, mudamos para um sobrado, localizado na Rua Serra-Serra, na Vila São João.
2008
2016
Novamente diante da necessidade da ampliação do espaço físico, mudamos para a Rua Garças, no Centro.
2016
2018
A nossa Orquestra, juntamente com a Orquestra de Música da Rocinha e com o Dr. Pitágoras Gonçalves (EUA) integrou a programação oficial do Festival de Internacional de Música de Londrina, com o concerto denominado de “Um Encontro, Duas Orquestras”.
2018
2019
Visando melhorias no espaço físico, mudamos a nossa sede para a Rua Beija-Flor, localizada na área central, onde permanecemos até maio de 2021.
2019
2021
E, após 20 anos do inicio das oficinas, percorrendo um longo caminho de mobilização de parceiros, articulação política e busca por recursos financeiros, em junho de 2021, mudamos para a sede própria, situada á Rua Suiriri, no centro de Arapongas.
2021

Certificações

Títulos, Registros e Certificação
  • Título de Utilidade Pública Municipal: Decreto Municipal 436 de 11 de abril de 2012
  • Título de Utilidade Pública Estadual: Lei Estadual nº 16.886/11
  • Atestado de Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS: 013/2017
  • Atestado de Gratuidade / Órgão Gestor – Secretaria Municipal de Assistência Social, emitido em 22/11/2019
  • Atestado de Registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA: 025/2022
  • Atestado de Inscrição de Programa/Serviço no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA: 057/2022
  • Registro no Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC: 005/2015
  • Título de CEBAS – Ministério do Desenvolvimento Social: 53142/2018
Participação Social e Democrática
  • Membro do Comitê Nacional e Representante Estadual da Ação da Cidadania
  • Membro Suplente do Conselho Estadual de Assistência Social 2019-2020
  • Membro Titular e Suplente no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Políticas Culturais

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O fortalecimento e a ampliação de nossas relações institucionais se dão pela transparência, por isso disponibilizamos abaixo o nosso balanço anual.

Fazemos da arte um instrumento para redução das

desigualdades sociais!