A Arte & Vida se prepara para receber em Julho a Orquestra de Música da Rocinha

Compartilhar:

Aceitando o convite da ONG Arte & Vida a Orquestra de Música da Rocinha virá para Arapongas para realizar apresentação artística, bem como, troca de experiências e formação pedagógica, entre ambos os projetos.

Em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro desde 1994 a Escola de Música da Rocinha já atingiu resultados significativos em cada uma de suas linhas de ação.  Já funcionou nas dependências de duas igrejas e na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, tendo se transferido em 2004 para o Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, o que significou um grande passo para a ampliação e aprimoramento de suas ações, podendo atender também a jovens do Vidigal e de Vila Canoas. A qualidade do espaço e a infraestrutura disponível ainda permitem a ampliação das atividades oferecidas.

Nas linhas de Prática de Conjunto e Apoio à Formação para o Trabalho na Área da Música os resultados podem ser melhor observados. A primeira experiência na área de Prática de Conjunto ocorreu no quarto ano de funcionamento da Escola, em 1998, quando foi criado o Conjunto de Flautas Doce, que realizava apresentações públicas. Realizava repertório variado, incluindo música erudita, popular e folclórica, acompanhado por outros instrumentos que compunham o conjunto, como violão, percussão, teclado e acordeon. Em 2001 foi formada a Banda Seis Que Sabem, posteriormente renomeada de BanDaCapo, e em 2004 o grupo Chorando à Toa, que tornaram-se os primeiros grupos profissionais da Escola de Música da Rocinha. Em 2005 foi criada a Orquestra de Cordas Dedilhadas reunindo alunos dos cursos de Violão e Cavaquinho e em 2007 a Orquestra de Sopro e Cordas Dedilhadas (OSCD), uma fusão das duas formações citadas anteriormente.

Além das atividades de rotina e das diversas apresentações públicas, os coros participaram de importantes produções, tais como: participação em dois concertos e gravação de duas músicas no CD da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro (Coro Juvenil – 1998); gravação de uma música no CD “Eu e Meu Guarda-Chuva” do músico Branco Melo (Coro Infantil – 2001); gravação do CD “PAZ – Coro da Escola de Música da Rocinha” (Coro Infanto-Juvenil – 2001) produzido e lançado pela Sony Music; gravação de uma música no CD “Malabaristas do Sinal Vermelho”, do cantor e compositor João Bosco (Coro Juvenil – 2002); gravação de uma música no DVD “Luiz Melodia Convida” (Coro Infantil – 2002); participação no show de aniversário da Rádio JB FM no ATL Hall (Coro Juvenil – 2002); gravação de duas músicas no CD da cantora Joanna “Joanna em Oração” (Coro Infanto-Juvenil – 2002); e gravação de uma música no CD da cantora Vanessa da Matta (Coro Infantil – 2004).

Os grupos musicais das linhas de Prática de Conjunto e Apoio à Formação para o Trabalho na Área da Música têm realizado em média 60 apresentações públicas por ano em escolas, projetos sociais e em diversos outros espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro e eventualmente em cidades vizinhas.

Em relação ao reconhecimento institucional alcançado, a Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO, é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acaba de receber menção honrosa do Prêmio Cultura Nota 10, concedido pelo Instituto Cultural Cidade Viva e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. É um dos projetos fundadores da Rede Social da Música, associação para a troca de informações e boas práticas entre instituições que utilizam a música como ferramenta de inclusão e transformação social.

A Orquestra da Arte & Vida, em sua estada na cidade do Rio de Janeiro, no ano passado, pode conhecer a estrutura da Escola de Música da Rocinha, a convite de Rodrigo Belchior, momento em que ambas as Orquestras se apresentaram.

Foi um momento incrível, mágico, impossível de esquecer, a melhor experiência da minha vida, comenta Leonardo Silva (20 anos) trompetista da Arte & Vida.

Sentimo-nos honrados em receber esta renomada Orquestra, comenta Marcelo Santos, Diretor da Arte & Vida.

A Orquestra de Música da Rocinha tem como Coordenador Geral Gilberto Figueiredo, e, Rodrigo Belchior, como Regente e Coordenador Pedagógico.

Fonte: http://www.emrocinha.org.br

Crédito da Foto: Igor Siqueira

 

Cadastro enviado com Sucesso!

Após a verificação dos dados, e seleção dos beneficiários, entraremos em contato! Boa sorte.