Começou oficialmente a Campanha Natal Sem Fome 2018. Esse ano o desafio é enorme, com a piora dos indicadores da fome, colocamos como meta arrecadar 2.000 toneladas para atender 1.000.000 de pessoas em todo o país.
Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, a ONG Ação da Cidadania completa 25 anos em 2018 e fará o maior Natal sem Fome de todos os tempos, com meta de 2 mil toneladas a serem arrecadadas em todo o país. A campanha terá a parceria da FAO e do PMA, este pela 1a vez, e a assinatura da Agência carioca Binder, que tem filiais em várias outras praças brasileiras.
Além da parceria com a FAO, PMA e Agência Binder, organizações e empresas como Oxfam, Mastercard, B2W, Lojas Americanas, iFood e Ancar Shoppings também participarão nacionalmente de toda a campanha.
Dados da FAO / Setembro de 2018
Pelo terceiro ano consecutivo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou um aumento no número de pessoas que sofre de fome. No caso da América Latina e do Caribe, 39,3 milhões de pessoas vivem subalimentadas na região, um aumento de 400 mil pessoas desde 2016.
Segundo O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018 (SOFI), em nível mundial quase 821 milhões de pessoas – cerca de uma em cada nove – foram vítimas da fome em 2017, um aumento de 17 milhões em relação ao ano anterior.
“Na região, estamos parados na luta contra a fome há quatro anos. Em 2014, a fome afetou 38,5 milhões e em 2017 ultrapassou os 39 milhões. Estes números são um forte e claro apelo para redobrar os esforços em todos os níveis “, disse o Representante Regional da FAO, Julio Berdegué.
De acordo com José Graciano da Silva, diretor-geral da FAO, dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do IBGE, entretanto, sinalizam um aumento da extrema pobreza no país em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas). Tal incremento da pobreza extrema poderá, sim, refletir no aumento do número de pessoas que passam fome no país.
Presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho, Daniel Souza, está de acordo com os dados da FAO. “Desde o ano passado, estamos cientes, por conta de nossos comitês, de que a fome estava aumentando. Uma possível volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU será muito ruim, mas estamos trabalhando duro para reverter este quadro”. adianta.
Sobre a arrecadação do Natal sem Fome
Conta com o hotsite www.natalsemfome.org.br para receber doações em dinheiro (via cartão de crédito ou boleto) e também com a lista de postos de coleta espalhados por todo o país para que as pessoas possam levar seus alimentos para doação.
A entrega dos alimentos será feita nos dias 21, 22 e 23 de dezembro em todos os estados participantes através da rede de comitês da Ação da Cidadania em todo o país, fazendo o alimento chegar a centenas de milhares de famílias em situação de insegurança alimentar.
Sobre a Ação da Cidadania:
Nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
Um movimento social que nasceu em 1993 baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o país. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.
Quer participar? Quer doar? Faça sua parte na maior campanha de solidariedade do país.
Em breve muitas novidades sobre a campanha deste ano!